O Radar de Inovação tem o objetivo de concentrar e reunir todas as ideias e iniciativas de inovação que ocorrem em nossa região oeste do Paraná com o objetivo de reconhecermos o potencial de empreendedorismo e de inovação que temos em nossa região.
Percebemos várias entidades se esforçando na direção de fomentar a inovação, contudo enquanto instituição governamental precisamos dar apoio e subsídios para que todas as ideias e projetos saiam do papel e resolvam problemas, tragam melhores alternativas para o desenvolvimento econômico e promovam a geração de emprego e renda por meio de negócios inovadores.
O Publico alvo do Radar de Inovação são os pequenos estudantes de 7 a 11 anos, os jovens de 12 a 17 anos e os empreendedores e universitários de 18 anos ou mais. Todos eles podem submeter projetos e ideias e passarão por um acompanhamento de especialistas, professores e mentores para transformar sua ideia ou projeto em uma solução viável e aplicável.
Acompanhamento, mentoria e visibilidade. Sua ideia ou projeto será avaliado (a) no mais absoluto sigilo por pessoas que representam instituições ou empresas e irão te ajudar a transformar ela em algo viável e prático, fornecendo a você feedbacks e lhe dando a oportunidade de aprender na prática como é empreender, participar e gerenciar projetos e desta forma contribuir com uma cidade mais inteligente, humana e sustentável.
Não. Com a plataforma do Radar de Inovação desenvolvido pela Fundetec tudo é automatizado, desde o andamento e os status das ideias e projetos até a avaliação. Os mentores e professores podem avaliar projetos e ideias via plataforma, remotamente por meio de video conferencias ou presencialmente conforme a disponibilidade do empreendedor e mentor.
Mentores e Empreendedores tem um painel personalizado de gerenciamento onde conseguem acompanhar suas ideias e projetos submetidos, bem como o andamento e qualificação.
Realizar uma pesquisa de iniciação científica proporcionando um aprendizado aprofundado aos estudantes desta faixa etária e proporcionando a eles uma vivência científica e empreendedora. Os melhores projetos serão reconhecidos e podem ser apresentados em feiras científicas promovidas nos eventos locais, regionais e até internacionais.
Proporcionar aos estudantes de 12 a 17 anos realizar estudos científicos mais aprofundados próximos da realidade do mercado e despertando uma educação empreendedora capaz de resolver os problemas e desafios da atualidade. Desta forma acreditamos que teremos jovens mais aptos ao mercado de trabalho e com capacidade empreendedora.
Pesquisar é “[...] o ato de informar-se acerca de inquirir, indagar, investigar, esquadrinhar” (Manual de Orientações para Projetos de Pesquisa, p. 06, 2012 da MOSTRATEC / Fundação LIBERATO). No uso cotidiano, percebemos a aplicação desse termo em diversas situações: pesquisa eleitoral, pesquisa de preço, pesquisa de opinião e tantas outras.
Quando falamos de pesquisa escolar, estamos acostumados a ver diversos trabalhos que reúnem uma grande quantidade de informações. Algumas vezes, essas informações são cópias de textos, o tão chamado “Ctrl+C - Ctrl+V”, ou resumos de vários textos. Podemos dizer que esse é o primeiro contato que todo o estudante tem com a pesquisa nos primeiros anos escolares. A intenção deste manual é aprofundar esse ato de inquirir, indagar, acrescentando a ele o conceito de científico.
Uma pesquisa científica é aquele relativo à ciência ou que tem o rigor da ciência. Sobre ciência, o Dicionário Aurélio afirma que é:
“1. Conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e experiência.
2. Saber e habilidades que se adquirem para o bom desempenho de certas atividades.
3. Informação, conhecimento”
Fonte: (Manual de Orientações para Projetos de Pesquisa, p.06, 2012 - Mostratec / Fundação Liberato).
Ao unirmos os dois termos, vamos estabelecer um novo conceito: pesquisa científica, que é uma forma sistemática da aplicação do método científico. O objetivo fundamental é pesquisar e descobrir respostas para problemas através do emprego de procedimentos científicos.
Uma questão de suma importância para a pesquisa é o acompanhamento de um professor que será o orientador do trabalho.
Logo para o Radar de Inovação funcionar o professor de escola é um engajador e motivador de todo o processo. É ele que vai visualizar o projeto a ser executado, elecnar os alunos a desenvolverem o projeto e auxiliar na aplicação do método durante a pesquisa, fornecer apoio emocional, fazer os encaminhamentos, dar sugestões e suporte nos momentos de cansaço e angústias inerentes ao processo de pesquisa.
Uma questão de suma importância para a pesquisa é o acompanhamento de um professor que será o orientador do trabalho.
Logo para o Radar de Inovação funcionar o professor de escola é um engajador e motivador de todo o processo. É ele que vai visualizar o projeto a ser executado, elecnar os alunos a desenvolverem o projeto e auxiliar na aplicação do método durante a pesquisa, fornecer apoio emocional, fazer os encaminhamentos, dar sugestões e suporte nos momentos de cansaço e angústias inerentes ao processo de pesquisa.
Exercer o papel de motivador e engajador incentivando os filhos a participarem do processo. Em caso de dúvidas ser ativo na busca por orientação na equipe da Fundetec e parceiros institucionais.
A Fundetec é a idealizadora e autora do Programa Radar de Inovação e tem a intenção de despertar uma educação empreendedora e inovadora no município de Cascavel e região oeste do Paraná, uma vez que a fundação se prepara para abrigar o Parque Tecnológico de Agroinovação do Oeste do Paraná retendo jovens talentos em nossa região e promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico em nossa região.
Neste sentido, a Fundetec e sua equipe está disponível para suporte e auxílio no que diz respeito a desenvolver o programa Radar de Inovação e todos os projetos que dele fazem parte.